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68 Comeback Special - 55º Aniversário
68 Comeback Special - 55º Aniversário

"68 COMEBACK SPECIAL" - 55º ANIVERSÁRIO DO GRANDE

REGRESSO AOS PALCOS DE ELVIS PRESLEY

 

"Sua carreira está no banheiro" - uma resposta tão honesta e direta à pergunta de Elvis feita por Steve Binder, um conhecido produtor de programas de televisão. Foi no início de junho de 1968. Algumas semanas depois, o '68 Comeback Special foi filmado nos estúdios da NBC em Los Angeles, trazendo o Rei do Rock 'n' Roll de volta aos shows e apresentações ao vivo após anos de filmagens. O documentário intitulado "Reinventing Elvis: The '68 Comeback Special" mostra os bastidores do inovador programa de TV. O ídolo musical de milhões de pessoas em todo o mundo.

A Ideia do Programa

Este programa de rádio de Natal transmitido por milhares de estações em todo o país esteve na origem da ideia. Como Mariusz Ogiegło escreve em seu livro "Elvis. All King's Records 1966-1977", o programa "Season's Greetings From Elvis" transmitido pela primeira vez em 3 de dezembro de 1967 (e novamente em 10 de dezembro do mesmo ano) acabou sendo ser não apenas um enorme sucesso, mas também inspirou o empresário do artista, Coronel Parker, a criar um especial de televisão. O '68 Comeback Special foi originalmente planejado como um show de Natal. Parker imaginou que Elvis subiria ao palco vestido com um terno branco, cumprimentaria o público e então cantaria 24 canções natalinas em meio a um fabuloso cenário de inverno e Natal. Após a apresentação, ele fará desejos, fará uma reverência e sairá do palco. Elvis não gostou da ideia de mais um show pomposo e clichê. Os chefes da NBC eram da mesma opinião. Do maior cantor americano esperavam algo mais que um tradicional show de Natal, que até então era a especialidade de cantores como Andy Williams e Perry Como. Felizmente, a NBC convidou o produtor Steve Binder (ele trabalhou, entre outros, no famoso programa de TV Petula Clark) e o diretor Bob Finkel para dirigir e produzir o programa. Durante uma reunião no início de junho de 1968, Steve Binder, junto com os roteiristas Alan Blye e Chris Bearde, apresentou a Elvis novas ideias e um novo formato que o levou a mudar de ideia.

Realização do Show

Na época, Binder estava trabalhando com o produtor musical Bones Howe, que entre 1956 e 1962 esteve associado ao estúdio Radio Recorders, onde Elvis fez muitas de suas gravações. Howe conheceu Elvis e seus métodos de trabalho. Sabendo disso, o diretor Bob Finkel, produtor executivo interino, decidiu que seria a pessoa certa para cuidar do lado musical do espetáculo. "Nós dois (Steve Binder e eu) sentimos que se pudéssemos criar uma atmosfera onde Elvis sentisse que estava co-criando o show - como nos velhos tempos, dias pré-filme quando ele estava organicamente envolvido na produção de seus próprios discos - então faríamos algo especial. As pessoas verão o verdadeiro Elvis, não o retrato que o Coronel faz dele", disse Howe em uma entrevista. No entanto, tanto o entusiasmo de Steve Binder e Bones Howe quanto o entusiasmo do próprio Elvis foram efetivamente sufocados por semanas por Parker, que até o último momento tentou impor sua visão do programa. "O Coronel insistiu desde o início que todo o show fosse um 'Show de Natal'. Quando percebeu que nem Elvis nem eu faríamos esse tipo de show para salvar a face, ele insistiu que pelo menos a última faixa fosse uma faixa de Natal”, explicou Steve Binder. Eventualmente, porém, ele desistiu (embora com relutância) e concordou em substituir as canções de Natal pelos maiores sucessos de Elvis. Desde aquelas que "agitaram" a América na década de 1950, até as gravações de seus últimos singles.

Em 20 de junho de 1968, foi organizada uma sessão de gravação no Western Recorders, um versátil e moderno estúdio californiano na época, com o objetivo de obter material para a trilha sonora. Para Elvis, no entanto, não foi mais uma sessão de rotina e semelhante. Depois de cruzar a soleira do prédio, ele experimentou um choque. Com algumas exceções, Elvis costumava trabalhar principalmente com um pequeno grupo de instrumentistas em seus álbuns. Desta vez, porém, na sala de gravação, além da seção rítmica básica composta por músicos experientes, mais tarde conhecidos como The Wrecking Crew, uma orquestra de quase trinta integrantes da estação NBC esperava por ele e apenas uma fila um pouco menor de solistas (incluindo um excelente trio feminino, The Blossmos) para fornecer-lhe acompanhamento vocal. Elvis parecia genuinamente horrorizado com o que viu. Apenas a intervenção consciente de Steve Binder salvou o dia. As gravações começaram.

O roteiro do programa era refletir o caminho real que Elvis percorreu desde os primeiros passos no show business até alcançar uma popularidade sem precedentes, daí seu recente hit "Guitar Man" se tornar o tema do show. Por isso, incluiu canções e gêneros musicais que lhe foram importantes em suas diversas fases, inclusive sua amada música gospel.

Se Eu Posso Sonhar

O ponto mais importante de toda a sessão de junho acabou sendo a gravação da música de encerramento do programa de TV - a balada "If I Can Dream". Em uma entrevista para www.elvispromisedland.pl, Binder relembrou: "Ignorando as exigências do Coronel (pelo menos para Elvis cantar uma canção de Natal no final do show), pedi a Earl Brown, nosso diretor de coro, e Billy Goldenberg, músico diretor e arranjador, para escrever uma música particular para Elvis, uma que ele pudesse encerrar seu show e expressar como se sentia após a morte de Robert Kennedy e Martin Luther King, mas também uma que incluísse nossas conversas pessoais que Elvis e eu tivemos todos os dias, durante aquelas poucas semanas. Earl Brown veio com essa música, nós a tocamos para Elvis e ele disse: 

"O coronel Parker disse que 'If I Can Dream' não é uma música de Elvis", lembrou Elvis. "Cara, eu tinha que tentar isso", acrescentou o artista. Ficou tão encantado com a composição apresentada que pediu várias vezes pessoalmente ao autor para apresentá-la. Ele nunca tinha tido a chance de cantar uma música com um texto tão bom e uma mensagem tão forte. Em frente ao microfone no estúdio Western Recorders em 23 de junho de 1968 (naquele dia, após cinco tomadas curtas, a música foi gravada), pela primeira vez em sua carreira, ele teve a oportunidade de fazer um apelo público pela paz, amor e um futuro melhor. “Se eu puder sonhar com uma terra melhor onde todos os meus irmãos estejam juntos”, cantava com paixão e empenho contagiantes. Ele colocou emoções semelhantes em sua performance uma semana depois.

Em frente às câmeras de televisão da NBC, vestido com um terno branco de corte perfeito, cuja cor enfatizava perfeitamente os valores levantados no texto da música, como um novo começo, paz ou reconciliação, ele cantou "If I Can Dream" sobre o fundo de vários metros de altura, piscando com centenas de luzes vermelhas, a inscrição "ELVIS". E nada mais, sem nenhum elemento cenográfico adicional. Tudo isso para focar a atenção do telespectador na mensagem contida na música. "Estamos presos em um mundo atormentado pela dor. Mas enquanto um homem tiver forças para sonhar, ele pode resgatar sua alma e voar para longe", cantou. No final da música, em vez de longos votos de Natal, Elvis, ainda ligeiramente sem fôlego, disse brevemente - "Obrigado. Boa noite".

Couro Preto Elvis

Depois de gravar no estúdio Western Recorders, o trabalho no programa foi transferido para os estúdios de televisão da NBC em Burbank, Califórnia. O próprio Elvis estava tão envolvido no processo de criação do show que até morou no antigo camarim de Dean Martin, localizado perto do palco 4. Elvis trabalhou incansavelmente por longas horas sabendo o quanto dependia desse show. Toda a sua carreira e futuro estavam em jogo.

Uma das ideias dos produtores do show era criar um segmento adicional no qual Elvis se apresentaria no palco com seus antigos parceiros do início de sua carreira como "The Blue Moon Boys", o guitarrista Scotty Moore e o baterista D. J. Fontana. O baixista Bill Black morreu dois anos antes. Assim, os membros da primeira banda de Elvis foram trazidos para Los Angeles, com quem ele começou os ensaios intensivos imediatamente após a chegada. Tanto Elvis quanto os instrumentistas voltaram com emoção aos primeiros sucessos gravados no SUN Studio, como "That's All Right", "Blue Moon Of Kentucky", "Blue Moon", "When It Rains It Really Pours" ou "Tiger". "Durante toda a semana que passamos lá, ensaiamos à noite, se você pode chamá-lo de teste. Tudo se resumia a nós sentados com nossas guitarras no camarim e começando a conversar. Como nos velhos tempos. Primeiro alguém contava uma história e depois tocávamos algumas músicas", lembrou Moore.

A primeira das duas apresentações, agora referida como "show sentado", foi filmada na noite de quinta-feira, 27 de junho de 1968. O show de ensaio de forma livre começou pontualmente às 18:00 com um pequeno grupo de fãs amontoados em torno do palco onde Elvis vestido com um terno de couro preto (desenhado por Bill Bellew), Scotty Moore, DJ Fontana (cuja bateria estava batendo o ritmo em um estojo de violão) e Charlie Hodge e Alan Fortas, amigos do artista e membros do chamado Máfia de Elvis. Em tais circunstâncias, Elvis estava voltando à atividade de shows depois de quase sete anos! "Ele estava muito nervoso com isso. Ele tinha muitos anos de filmagens atrás dele, durante os quais não se apresentou no palco. Ele não deu shows por quase dez anos, então você sabe... Quando as pessoas me perguntam se ele estava nervoso, tudo o que posso dizer é... sim, ele estava muito nervoso em fazer isso pela primeira vez depois de todos esses anos. Esta era sua verdadeira chance. Ele pode ou não ter conseguido. [...] Na verdade, ele estava tão nervoso naquela noite, sabe, quando ele deveria se apresentar ao vivo para o público, que ele queria desistir porque não conseguia se lembrar da história, das músicas. Ele foi tranquilizado apenas por Steve Binder, que era o diretor desse show. É uma história linda porque Elvis subiu no palco, pegou seu violão, olhou ao redor da plateia e a música voltou para ele quase que imediatamente”, relembrou sua ex-esposa Priscilla, que também estava na plateia naquele dia. Quando ele estava prestes a fazê-lo pela primeira vez depois de todos esses anos. Esta era sua verdadeira chance. Ele pode ou não ter conseguido.

Elvis abriu seu primeiro show em anos para um público ao vivo com a composição "That's All Right Mama" - a mesma composição que quatorze anos antes abalou a América e iniciou uma revolução musical. Pouco depois, apresentou seu primeiro grande sucesso mundial, "Heartbreak Hotel". Inicialmente um pouco tenso, como se não tivesse certeza de como seriam os próximos minutos do show, a cada música subsequente ele parecia recuperar sua antiga energia e autoconfiança. Com seu charme de marca registrada, ele relembrou, brincou com os músicos e provocou o público. Este ambiente descontraído foi acompanhado por um recorte das suas obras mais importantes, que incluiu no seu repertório na última década. Tudo tocado e cantado em arranjos acústicos crus, sem seções e ornamentos instrumentais adicionais. A única música que se destacou das demais foi a balada sentimental "Memories" (gravada durante a sessão de estúdio da Western Recorders em junho) de Scott 'Mac' Davis, que Elvis interpretou no final do show sentado na beira do palco cercado pela parte feminina da plateia. Duas horas depois, por volta das 20h, repetiu-se o concerto que, pela sua fórmula, chegou a ser referido como o primeiro unplugged show da história (popularizado nos anos posteriores pela estação de música MTV). Desta vez, Elvis ficou na frente de seu público muito mais relaxado e pronto para dar ainda mais do que na apresentação anterior.

Ambos os concertos foram um sucesso e trouxeram aos produtores uma parte extremamente importante do seu programa. Quase tão importante quanto as próximas duas apresentações que a NBC filmou em 29 de junho de 1968. Desta vez, devido à sua forma - mais parecida com os shows tradicionais, são chamados de "shows de pé". Durante eles, Elvis mais uma vez apareceu no palco em um terno de couro preto e mais uma vez apresentou toda uma série de seus maiores sucessos reorganizados de acordo com as tendências musicais da época. De Heartbreak Hotel a Blue Suede Shoes. Desta vez, em vez de membros de sua banda, ele foi acompanhado por um extenso grupo de músicos do The Wrecking Crew e uma orquestra regida por Billy Goldenberg. O acompanhamento vocal ficou a cargo do trio feminino The Blossoms.

As filmagens do programa de televisão da NBC terminaram em 30 de junho de 1968. De Los Angeles, Elvis dirigiu-se à sua mansão em Palm Springs para descansar e recuperar o fôlego antes de filmar um dos seus últimos filmes, o western "Charro!".

Show "'68 Comeback Special"

Transmitido em 8 de dezembro de 1968, o programa da estação NBC, assim como o single que o promoveu com a gravação "If I Can Dream", tornou-se um dos maiores eventos musicais de todo o ano de 1968, atraindo 42% do público americano, e teve a maior audiência de todo o ano de 1968. No entanto, ele expôs impiedosamente a verdade em que ninguém queria acreditar por vários anos - Elvis Presley precisava de mudanças. Sua carreira precisava de uma mudança. E, finalmente, seu público precisava de uma mudança. Desafiando o Coronel Parker e impulsionando sua própria visão do show através de todas as dificuldades, o diretor Steve Binder alcançou um tremendo sucesso profissional e, em retrospecto, histórico. Infelizmente, ao mesmo tempo, ele se tornou vítima do vingativo coronel. O empresário de Elvis não gostava de pessoas que se opunham a ele de alguma forma e questionavam sua opinião. Por esse motivo, embora as ações de Binder tenham sido benéficas para o futuro da carreira de seu cliente, ele não podia mais contar com a cooperação de Elvis. Quando, alguns anos depois, Mariusz Ogiegło, autor do blog www.elvispromisedland.pl, lhe perguntou se já tinha falado com Elvis depois da estreia do famoso programa de TV, ele respondeu brevemente: "Não. Ele nunca mais me contatou."

46º Aniversário da Morte de Elvis Presley

Todos os anos, em 16 de agosto, milhões de fãs de Elvis Presley em todo o mundo comemoram o aniversário de sua morte prematura. Morreu aos 42 anos. As comemorações mais importantes acontecem sempre em Memphis, no complexo de exposições Graceland Experience, inaugurado há 6 anos por ocasião do 40º aniversário da morte do artista.

Celebrada este ano em Memphis, a "Semana Elvis 2023" é dedicada principalmente à volta dos 50 anos do famoso show "Aloha From Hawaii", ao 55º aniversário do "'68 Comeback Special" e à memória de  Lisa Marie Presley, a única filha de Elvis Presley, que morreu no início deste ano.

Neste dia, como sempre, fãs de todo o mundo se encontram e relembram seu ídolo. Membros de um dos fãs-clubes mais antigos da Polônia "Elvis in Krakow" se reúnem em sua estátua localizada na Elvis Presley Avenue na Polônia, e os turistas podem visitar a única estrela de Elvis Presley na Polônia localizada no Czerwieński Boulevard em Cracóvia, próximo ao famoso Dragão Wawel.

 

 

 

 

 

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