BIOGRAFIA - DE 1958 À 1961

ELVIS PRESLEY - BIOGRAFIA

DE 1958 À 1961

  

1958 - 1961

FIM DE JANEIRO - INÍCIO DE MARÇO DE 1958

Elvis filmou e gravou seu quarto filme, "King Creole", frequentemente reconhecido como um dos melhores filmes de Elvis.

24 DE MARÇO DE 1958

Os anos no Exército de Elvis começou quando ele foi ao Memphis Draft Board e recebeu o número de série 53310761.

25 DE MARÇO DE 1958

Elvis fez seu famoso corte de cabelo em Fort Chaffee, Arkansas.

28 DE MARÇO DE 1958

Elvis chegou ao Fort Hood, Texas, para o treinamento básico e ficou lá por seis meses.

10 DE JUNHO DE 1958

Após o treinamento básico, na sua primeira licença, Elvis fez uma sessão de gravação. Esta foi sua última sessão de gravação até 1960. Entre as músicas que gravou está "A Big Hunk O 'Love".

20 DE JUNHO DE 1958

Os pais de Elvis se mudaram para um trailer temporário perto da base do Exército em Fort Hood, Texas. Em seguida eles mudaram para uma casa em 1º de julho.

2 DE JULHO DE 1958

“King Creole”, o quarto filme de Elvis foi exibido em todas as salas de cinema dos EUA e as críticas foram as melhores que ele já teve por sua atuação. King Creole tornou-se um dos cinco melhores filmes nas bilheterias. O filme se passa em Nova Orleans e é baseado no romance de Harold Robbins. Elvis estava no seu auge. O filme foi considerado um dos melhores filmes de Elvis, foi sua melhor atuação e provou seu potencial para se tornar um ator sério e respeitado.

8 DE AGOSTO DE 1958

A mãe de Elvis, Gladys Presley ficou doente e voltou para Memphis de trem para ser hospitalizada, ela estava com hepatite aguda. Elvis recebeu uma licença de emergência e chegou em Memphis na tarde de 12 de agosto. Ele a visitou naquela noite mesmo e no dia e noite seguinte também. Quando Elvis foi para Graceland para descansar, sua mãe morre nas primeiras horas do dia 14 de agosto aos 46 anos. Seu corpo foi para Graceland na tarde daquele dia. Os serviços funerários foram feitos pelo Memphis Funeral Home, e no dia 15, os Blackwood Brothers cantaram "Precious Memories" e "Rock of Ages", dois hinos favoritos de Gladys Presley. Ela foi sepultada no cemitério de Forest Hill, próximo de Graceland. Elvis ficou arrasado.

24 DE AGOSTO DE 1958

Elvis se reporta a Fort Hood.

SETEMBRO / OUTUBRO DE 1958

Elvis embarcou em um trem de tropas para Nova York em 19 de setembro e depois embarcou no USS Randall tendo como destino a Alemanha, onde chegou em 1º de outubro. Ele ficou servindo em Friedberg durante 18 meses, mantendo uma residência fora da base em Bad Nauheim, residindo juntamente com seu pai, avó e alguns amigos de Memphis. Os anos que Elvis passou no Exército o expôs aos fãs da Europa e ele os considerou com o mesmo entusiasmados que tratava os americanos.

8 DE JANEIRO DE 1959

Elvis foi entrevistado fora das câmeras via telefone transatlântico por Dick Clark no "American Bandstand" na TV ABC. O show comemorava o 24º aniversário da estrela Elvis Presley. No final de janeiro, a família se mudou do hotel onde moravam para uma casa alugada. Além disso, Elvis posou com a atriz Vera Tschechowa e a criança-propaganda da March of Dimes. O coronel Parker manteve viva a carreira de Elvis fazendo promoções e lançamentos recordes.

3 - 5 DE MARÇO DE 1959

Em uma licença de três dias, Elvis viajou para Munique, onde visitou a atriz Vera Tschechow e o Moulin Rouge.

13 - 27 DE JUNHO DE 1959

Elvis visita Paris e Munique.

15 DE AGOSTO DE 1959

O capitão Joseph Beaulieu se mudou do Texas para a Base da Força Aérea de Weisbaden, perto de Friedberg, Alemanha, acompanhado por sua esposa e filhos, incluindo sua enteada de 14 anos, Priscilla Ann. Priscilla é a única filha do casamento de Ann Beaulieu com seu primeiro marido, James Wagner, um piloto da Marinha que foi morto em um acidente de avião quando Priscilla era bebê.

13 DE SETEMBRO DE 1959

Através de um amigo em comum, Priscilla foi convidada para uma festa na casa de Elvis logo após sua chegada à Alemanha. Eles se encontram e o resto é história.

8 DE JANEIRO DE 1960

Elvis fez uma segunda entrevista por telefone com Dick Clark. Uma festa de aniversário para Elvis incluiu 200 convidados, incluindo Priscilla. Joe Esposito e outros entregaram a ele um troféu com a inscrição "Elvis Presley. Jogador mais valioso. Bad Nauheim Sunday Afternoon Football Association, 1959".

12 A 17 DE JANEIRO DE 1960

Elvis teve uma segunda licença e foi para Paris com seu instrutor de karatê, Jurgen Seydel, para treinar com o professor de karatê japonês, Tetsuji Murakami. Ele teve aulas todos os dias na técnica shotokan.

20 DE JANEIRO DE 1960

Elvis foi promovido a sargento. Ele saiu em manobras no dia 24 e se tornou sargento oficialmente em 11 de fevereiro de 1960.

MARÇO 1960

Os anos de Elvis no Exército terminaram em 2 de março às 17h25, quando Elvis deixou a Alemanha e chegou a Nova Jersey no dia seguinte para uma conferência de imprensa. Ele foi oficialmente dispensado do serviço ativo em 5 de março de 1960, às 9h25. Ele embarcou em um trem para Memphis, onde chegou dia 8 de março.

Imprensa e multidões de fãs estavam por toda parte. Elvis realizou uma coletiva de imprensa em Graceland, no escritório de seu pai, atrás da mansão, em 8 de março. Ele serviu seu país como qualquer outro soldado, sem privilégios especiais que seu status de celebridade pudesse lhe proporcionar. Os dois anos longe de sua carreira serviram para amadurecer. Ele se preocupava constantemente que sua longa ausência pudesse prejudicar seu progresso na carreira.

20 DE MARÇO DE 1960

Elvis teve sua primeira sessão de gravação pós-exército. Parte do trabalho de gravação foi do álbum "Elvis is Back!", alcaçando o segundo lugar na parada pop da Billboard. O álbum incluiu o single "Stuck On You", que foi levado às pressas e embalado sem aguardar pedidos. Estreou na posição 84, demorou apenas três semanas para atingir a primeira posição. As sessões continuaram no início de abril.

26 DE MARÇO DE 1960

Elvis gravou uma edição especial "Welcome Home, Elvis" um programa de variedades da ABC-TV de Frank Sinatra, pelo qual ele recebe $ 125.000, uma quantia recorde para uma aparição de programa de variedades na época.

21 DE ABRIL DE 1960

Elvis começou a filmar para seu primeiro filme pós-exército, seu quinto filme, "GI Blues", da Paramount. Este foi o terceiro de nove filmes de Elvis a serem produzidos (não consecutivamente) por Hal Wallis. "GI Blues" tinha como co-estrela a dançarina e atriz Juliet Prowse. O diretor Norman Taurog acabou trabalhando com Elvis em vários outros filmes ao longo de sua carreira de ator.

12 DE MAIO DE 1960

A ABC exibiu a edição “Welcome Home, Elvis”, de Frank Sinatra, seu programa de variedades, e que atraiu uma participação de 41,5% da audiência da televisão nacional.

3 DE JULHO DE 1960

Vernon Presley casou com Davada (Dee) Stanley, uma mulher divorciada e mãe de três filhos, uma americana que ele conheceu na Alemanha, onde ela havia estado com seu marido que era militar. Eles moraram brevemente em Graceland e depois se mudam para uma casa próxima.

21 DE JULHO DE 1960

Elvis se tornou primeiro grau de faixa preta em karatê, um interesse que ele desenvolveu enquanto estava no exército. Elvis carregou seu certificado em sua carteira até sua morte.

AGOSTO / SETEMBRO DE 1960

Elvis deu  início as gravações para seu sexto filme, "Flaming Star", um drama com músicas limitadas. Neste filme Elvis interpreta o filho de um pai branco e uma mãe nativa americana, divididos entre as duas culturas em 1800. O filme é co-estrelado por Barbara Eden.

OUTUBRO DE 1960

O álbum da trilha sonora de "GI Blues" entrou na parada de álbuns da Billboard e logo passou para o primeiro lugar. Ele permaneceu em primeiro lugar por 10 semanas e permaneceu no gráfico por 111 semanas. Foi o álbum de maior sucesso de toda a carreira de Elvis nas paradas da Billboard. ("GI Blues" foi o álbum de maior sucesso nas paradas musicais. No entanto, "Blue Hawaii" foi o álbum mais vendido durante a vida de Elvis, vendendo 2 milhões de cópias nos primeiros 12 meses.)

6 DE NOVEMBRO DE 1960

Elvis começou a filmar seu sétimo filme, "Wild in the Country", que foi concluído em janeiro. "GI Blues" estreiou nacionalmente em 23 de novembro para aquecer as críticas e grandes vendas de bilheteria, tornando-o um dos melhores filmes de Elvis em sua carreira pós-Exército. Ficou em segundo lugar na primeira semana e durante o ano na lista da Variety. Em 1969, a Variety informou que havia arrecadado 4,3 milhões.

22 DE DEZEMBRO DE 1960

"Flaming Star" estreiou nacionalmente para críticas calorosas, mas, ao contrário de "GI Blues", este filme dramático com pouco canto, não teve grande bilheteria. Elvis, no entanto, recebeu o reconhecimento de um conselho tribal por sua imagem positiva de um nativo americano neste drama racialmente carregado. O filme foi proibido na África do Sul devido ao seu tema inter-racial.

25 DE FEVEREIRO DE 1961

Elvis apareceu para um almoço em sua homenagem em Memphis. Seus prêmios mais recentes estavam em exibição para a imprensa e convidados. Após uma conferência de imprensa, Elvis realizou um show à tarde e à noite no Ellis Auditorium para beneficiar cerca de 38 instituições de caridade na área de Memphis. Além do programa de televisão de Sinatra, esses shows foram as únicas vezes em que Elvis se apresentou ao vivo desde sua dispensa no Exército. 

"Elvis Presley Day" foi proclamado pelo governador do Tennessee, Buford Ellington. Todos os anos depois disso, Elvis doava dinheiro para uma lista de instituições de caridade da área de Memphis, chegando a 50 ou mais instituições, geralmente era na época do Natal. Depois de alguns anos, para mostrar seu apreço, a cidade ofereceu a ele uma enorme placa listando 50 instituições de caridade.

25 DE MARÇO DE 1961

Elvis chegou ao Havaí para uma conferência de imprensa e fazer um show noturno na Bloch Arena, em Pearl Harbor. Ele esteve lá para ajudar a financiar a construção do USS Arizona Memorial. Centenas de fãs lotaram o aeroporto quando ele chegou. O show que ele fez arrecadou cerca de US $ 62.000 para o memorial. O evento também ajudou a trazer publicidade, conscientização pública e apoio ao projeto. Os esforços para angariação de fundos, na maior parte, foram difíceis até aquele momento. O restante dos fundos necessários foi logo levantado e o memorial foi concluído um ano depois. Elvis recebeu inúmeras honras oficiais em agradecimento pela a ajuda que deu. Essa foi a última apresentação ao vivo de Elvis até o especial de televisão de 1968.

FINAL DE MARÇO / MEADOS DE ABRIL DE 1961

Elvis permaneceu no Havaí para fazer as locações para o oitavo filme, "Blue Hawaii", depois de ter gravado a trilha sonora. Depois foram feitas filmagens adicionais em Hollywood para este filme, que foi lançado no final do ano. Com essa segunda e mais longa visita, o Havaí se tornou um dos lugares favoritos de Elvis por toda sua vida.

22 DE JUNHO DE 1961

"Wild in the Country", co-estrelado por Hope Lange, Millie Perkins e Tuesday Weld, foi lançado nacionalmente para críticas. Como "Flaming Star", é um melodrama com músicas limitadas de Elvis, mas não foi um filme de grande sucesso. Também neste mês de junho, o álbum "Something For Everybody" foi lançado. Ele chegou às paradas em julho, permanecendo por 25 semanas e passando três dessas semanas em primeiro lugar.

JULHO - AGOSTO DE 1961

Elvis gravou e filmou para o nono filme, "Follow That Dream". As filmagens incluiram algumas locações na Flórida.

SETEMBRO DE 1961

Elvis passou o mês de férias em Las Vegas.

OUTUBRO DE 1961

O álbum da trilha sonora de "Blue Hawaii" entrou na parada da Billboard por um ano e meio, ficando em primeiro lugar por 20 semanas, perdendo apenas para "GI Blues" como o maior álbum da carreira de Elvis nas paradas da Billboard...

Ele também produziu um single destinado a se tornar um clássico de Elvis, "Can't Help Falling in Love". 

Gravações não relacionadas aos filmes continuaram nesse período, como "Good Luck Charm" alcançando a primeira posição em 1962, seu último sucesso pop número um até "Suspicious Minds" em 1969.

OUTUBRO / NOVEMBRO DE 1961

Elvis gravou e filmou o seu décimo filme, "Kid Galahad", completando-o em 20 de dezembro de 1961.

22 DE NOVEMBRO DE 1961

"Blue Hawaii" foi lançado nacionalmente. O filme foi reconhecido como um dos melhores filmes de Elvis e foi o filme de maior bilheteria de sua carreira até agora. Suas características de um enredo não cerebral, paisagens luxuosas, muitas músicas de Elvis e muitas garotas bonitas tornou-se a base dos filmes da "fórmula de Presley" dos anos sessenta.

DEZEMBRO DE 1961

Além dos anos que Elvis paddou no Exército, este foi o único Natal que Elvis passou longe de Graceland. De 22 de dezembro a 29 de janeiro, Elvis ficou em Las Vegas.

 

Para descobrir o que aconteceu após os anos de 1958 à 1961 com Elvis Presley, Clique AQUI.