ELVIS: O Rei dos Anéis Volume 1por Paul BelardResenha do livro de Kees Mouwen / Nigel Patterson |
![]() |
Elvis: O Rei dos Anéis - Volume 1 'Abrindo o Tesouro do Rei' - por Paul Belard
Revisado por Kees Mouwen (blog Elvis Day By Day)
com contribuições de Nigel Patterson (EIN)
O autor-pesquisador Paul Belard lançou a última parte de sua série de biografias cotidianas de Elvis, documentando visualmente (e narrativamente) a vida e os tempos de Elvis Presley. Ao contrário dos volumes anteriores, este livro não cobre um período específico de tempo, abrange uma parte “brilhante” da vida de Elvis Presley, seu amor por joias grandes e brilhantes, especificamente anéis.
Elvis foi o primeiro a iniciar muitos aspectos de ser uma "estrela pop" e ele certamente estabeleceu o padrão para grandes joias chamativas. Este livro mostra apenas uma fração dos anéis que Elvis possuiu ao longo de sua vida, e como o autor corretamente afirma: “Só Deus sabe quantos passaram por seus dedos”.
![]() |
![]() |
Projeto
Belard encontrou seu formato e se apegou a ele, então temos uma brochura de quase 250 páginas em tamanho A4 que se encaixa perfeitamente com os outros volumes desta série.
O design da capa é simples, mas eficaz e se encaixa perfeitamente no tema, mostrando “um pouco de brilho”. A cor base para as páginas do livro é preta e isso ajuda a mostrar o brilho da joia que é apresentada em muitas fotos de página inteira com informações adicionais. A qualidade é muito boa, tão nítida quanto possível sem usar papel brilhante caro.
![]() |
![]() |
Contente
Este livro é o primeiro de um conjunto de dois volumes que cobre o amor de Elvis por anéis e o que aconteceu com eles. Na introdução detalhada (Prefácio), Belard discute as possíveis razões pelas quais Elvis deu tanto - seja carros, casas, guitarras, jóias - para familiares, amigos, colegas e estranhos.
Uma das opções que Belard sugere vem de David Brooks, jornalista e colunista do New York Times que escreveu sobre a diferença entre "felicidade" e "alegria". Ele escreveu: “A felicidade vem das realizações, a alegria vem da oferta de presentes. A felicidade desaparece, nos acostumamos com as coisas que costumavam nos fazer felizes. A alegria não esmorece. Viver com alegria é viver com admiração, gratidão e esperança.”
Olhando para a vida de Elvis e seu interesse pela espiritualidade, essa linha de pensamento faz sentido.
O livro abre com Elvis' High School Ring e este primeiro item ilustra o que torna este livro interessante. Não só o autor explica o fascinante passado de Elvis comprando o anel, mas também como ao longo dos anos ele viajou de Elvis para sua comitiva para um colecionador, antes de terminar na lista de itens roubados mais procurados do FBI após um roubo.
Mais de cem anéis são abordados neste livro, a maioria das informações provenientes de leilões onde as joias de Elvis apareceram em domínio público. Ao lado das fotos das joias, Belard adicionou fotos de Elvis usando os anéis e documentos oficiais (cartas/certificados de autenticidade). Também é interessante ler como alguns dos itens aumentaram e alguns dos itens diminuíram de valor ao longo dos anos.
A informação de fundo também inclui vários artigos da mídia sobre o amor de Elvis por joias, um artigo de Lowell Hays sobre a fabricação do Anel TCB e um anúncio de jornal onde um fã sortudo poderia ganhar um anel de $ 30.000 de propriedade de Elvis.
![]() |
![]() |
Um spread de quatro páginas dedicado a um anel de turmalina e diamante provoca sentimentos contraditórios. O aglomerado de pedras multicoloridas é muito movimentado, mas certamente combinou bem com uma das roupas mais coloridas de Elvis. As informações básicas de Belard sobre o anel são detalhadas, incluindo uma explicação do que é a turmalina:
A turmalina é um mineral de silicato de boro cristalino composto com elementos como alumínio, ferro, magnésio, sódio, lítio ou potássio. A turmalina é classificada como uma pedra semipreciosa e a pedra preciosa vem em uma grande variedade de cores. De acordo com o Madras Tamil Lexicon, o nome vem da palavra cingalesa “thoramalli” ou “tora-molli”, que é aplicada a um grupo de pedras preciosas encontradas no Sri Lanka….
Navegando pelas páginas é difícil selecionar os itens mais atraentes. Alguns, como as clássicas ferraduras e anéis TCB são escolhas óbvias, enquanto outros itens oferecem designs bonitos e são uma boa ilustração do que o tipo de anéis de Elvis gostava em diferentes momentos de sua vida. E alguns - como os anéis Lion, Ram's e Panther Head ou seu grande anel Black Star Sapphire - podem ser considerados extravagantes e ostensivos.
![]() |
![]() |
Outros, como dois anéis de ouro e diamante muito incomuns (págs. 136 e 146-47) são, à sua maneira, bastante impressionantes, enquanto um anel de ouro, diamante e granada “Swami” é, sem dúvida, pouco atraente. É certo que isso é uma questão de gosto individual. O que uma pessoa considera feio pode ser bonito para outra.
A quantidade de bling no show é de cair o queixo! Enquanto os anéis são mostrados de perto (sem serem usados), há também inúmeras imagens de Elvis usando os anéis.
Como o livro será uma referência para muitos fãs, um índice - embora seja difícil nomear cada anel - seria uma boa adição à segunda parte deste conjunto de dois volumes.
Conclusão: Os suntuosos pingentes de Elvis, pesadas correntes de ouro, enormes e suntuosos anéis cravejados de rubis, safiras, lápis-lazúli e esmeraldas, pulseiras de ouro ou pedras preciosas combinam aos olhos de muitos fãs.
Já que "Só Deus sabe" quantos anéis passaram por suas mãos, é ótimo que o autor tenha decidido compilar este compêndio documentando "As Jóias do Rei" e contando sua história. A propósito, Paul Belard também planeja lançar livros adicionais sobre os relógios, pingentes e pulseiras de Elvis, e outras bugigangas.
Paul Belard deve ser elogiado por sua pesquisa para (des)cobrir mais um aspecto do mundo de Elvis, abrindo uma parte de "The King's Treasury" para os fãs. Este livro será uma leitura visualmente agradável e interessante para muitos fãs.
Para os interessados, Joe Kerin da Elvis Express Radio preparou um vídeo sobre o livro...
O livro está disponível na Amazon ou diretamente de Paul Belard em pbelard@hotmail.com