GRACELAND - ELVIS PRESLEY

Elvis Presley's

Home Sweet Homes

 

 

A casa de um homem é o seu castelo, e Graceland foi definitivamente o castelo de Elvis Presley, o castelo do rei.

Na primeira metade de sua vida, Elvis e sua família tiveram muitos outros doces lares. A família mudava-se com frequência em Tupelo e Memphis e morou em muitas casas e complexos de apartamentos diferentes. Antes de Elvis cruzar os portões de Graceland, ele chamou muitos outros lugares em Tupelo e Memphis de 'lar'.

Old Saltillo Road

O local de nascimento de Elvis foi construído por seu pai, Vernon, com a ajuda do irmão de Vernon, Vester e do pai, Jessie, cuja casa de quatro cômodos relativamente 'espaçosa' ficava ao lado. Localizada acima de uma rodovia que transportava moradores entre Tupelo e Birmingham, Alabama, e aninhada entre um grupo de pequenas casas rústicas ao longo da Old Saltillo Road. A casa não tinha eletricidade (tinha as instalações, mas não era usada devido ao custo) ou encanamento interno e era semelhante a moradias construídas para vilas de moinhos naquela época.

Em 25 de maio de 1938 , Vernon, Travis e Lether são condenados a três anos de prisão na Penitenciária do Estado do Mississippi em Parchman por falsificar um cheque.

Em seu livro, Day By Day, Ernst Jorgensen declara: 'Gladys é incapaz de manter o cronograma de reembolso de sua casa fazendo com que a família perca esta casa, e ela e Elvis são forçados a morar com parentes'. Em seu livro Last Train To Memphis, Peter Guralnick afirma que 'Durante o breve período em que Vernon esteve na prisão, Gladys perdeu a casa e mudou-se para a casa do sogro. Isso é contradito por Elaine Dundy em seu livro, Elvis and Gladys, que afirma; Foram tempos difíceis para mãe e filho. Gladys ficava cada vez mais desconfortável morando ao lado do sogro. Durante a prisão de Vernon, Gladys mudou-se e ficou com seu primo Frank Richards. Seja qual for o motivo, os Presleys nunca voltaram para a casa que Vernon construiu, as histórias divergem quanto ao motivo e como a casa deixou de ser sua propriedade.

Em 16 de maio de 1940, Vernon, Gladys e Elvis juntos com seu primos Sales Presley, sua esposa Annie e sua filha foram morar em Pascagoula, um porto perto de Biloxi, no extremo sul do Mississippi, no Golfo do México. Vernon e Sales encontraram trabalho em um projeto para expandir os estaleiros de Pascagoula.

Em 20 de junho de 1940, com saudades de casa, família e amigos, ambas as famílias voltaram para East Tupelo. Por um tempo, os Presleys compartilharam uma casa para as duas famílias na Reese Street com Vester e Clettes.

Em 6 de novembro de 1940, os Presley foram morar em uma casa alugada na 510 1/2 Maple Street em East Tupelo.

Em 18 de agosto de 1945, Vernon adquiriu uma nova casa de quatro compartimentos em Berry Street, East Tupelo de Orvile Bean. Esta casa custou $ 2.000, foi dado uma entrada de $ 200 mais parcelas mensais de $ 30 com juros de 6%.

Em 18 de julho de 1946, apenas onze meses após a compra da casa na Berry Street, Vernon a vendeu, na verdade transferiu a escritura para o amigo Aaron Kennedy por $ 3.000 para evitar o procedimentos de execução hipotecária. Imediatamente Aaron Kennedy dá a Orville Bean um título fiduciário, que é a mesma coisa que uma hipoteca. Os Presleys mudam-se para Tupelo, primeiro para a Commerce Street, depois para Mulberry Alley, uma pequena rua ao lado do recinto de feiras, em frente ao bairro negro da cidade, 'Shake Rag'.

Em setembro de 1947, quando Elvis entrou na sétima série na Milam Junior High School, a família estava morando na 1010 Green Street em Tupelo, uma casa designada para brancos apenas em um bairro respeitável de "cor".

Ainda em setembro de 1948, Elvis ingressou na oitava série na Milam Junior High School.

Em 6 de novembro de 1948, quando Elvis estava na 8ª série, os Presley se mudaram para Memphis, Tennessee, cerca de 128 km a noroeste de Tupelo, e moraram em pensões no centro da cidade durante a maior parte do ano seguinte.

Memphis

Em novembro de 1948, Elvis e seus pais, Gladys e Vernon, colocaram  suas coisas no seu Plymouth de 1937 e dirigiram cerca de duas horas a noroeste de Tupelo, Mississippi, para Memphis, Tennessee. Vernon e Gladys esperavam por melhores perspectivas de emprego na cidade grande, mas o trabalho costumava ser escasso ou mal remunerado. E não foram apenas os três; outros membros da família, como a avó paterna de Elvis, Minnie Mae, também se mudaram com a família.

370 Washington

O primeiro endereço da família em Memphis foi 370 Washington e eles pagagavam US $ 11 por semana de aluguel. Os Presleys ficaram por lá menos de um ano, depois se mudaram para 572 Poplar, onde permaneceram apenas alguns meses. Elvis entrou na Humes High School enquanto vivia em Poplar, e as notas dele na escola eram B e C.

 

Um jovem Elvis posando em sua bicicleta em frente à Drogaria S&S em 1949.
Um jovem Elvis posando em sua bicicleta em frente à Drogaria S&S em 1949

 

Lauderdale Courts

Em setembro de 1949, a família mudou-se para a 185 Winchester Street, que é o endereço dos apartamentos do Lauderdale Courts. A família ficou morando em um apartamento de dois quartos no primeiro andar, nº 328, por $ 35 por mês.

Elvis e seus pais ficaram em Lauderdale Courts de setembro de 1949 a janeiro de 1953, que foi o tempo mais longo que viveram em uma única residência antes de Graceland.

Elvis tinha muitos amigos que moravam em Lauderdale Courts e arredores. Era um lugar central para Elvis. Foi a partir dali que um Elvis tímido praticava seu violão na lavanderia do porão e também se encontrava e tocava com outros músicos que viviam em The Courts. Elvis caminhava até a vizinha Beale Street e se inspirava em artistas de blues. Você poderia encontrá-lo ouvindo discos no Pop Tunes da esquina. A Sun Studios estava a mais de um quilômetro de distância. Foi nesta comunidade unida, que Elvis conheceu namoradas, foi para a Humes School e se desenvolveu como artista. Mesmo depois de Elvis encontrar a fama, ele ainda voltou a Lauderdale Courts para ver seus amigos que moravam lá.

Mais importante ainda, foi onde Elvis recebeu a aprovação de amigos e vizinhos ao se apresentar nos pátios comunitários e shopping centers de Lauderdale Courts.

A moradia incluía inspeções mensais da equipe da Memphis Housing Authority. 'Elvis foi criticado por deixar uma tigela de cereal na mesa'. 'Ele estava atrasado para a escola. Houve um relatório como, 'Precisa de ajuda na limpeza'. Aí eles voltavam e davam uma aula de limpeza'.

 

Elvis Presley's Home Sweet Homes | Young elvis, Elvis presley, Elvis  presley biography

Elvis, Buzzy Forbess e Farley Guy frequentaram Lauderdale Courts em 1954. A carreira de Elvis estava crescendo na época em que esta foto foi tirada

 

Ken Black, irmão do falecido Bill Black, baixista de Elvis, relembrou quando sua mãe Ruby, que era viúva, e seus oito irmãos viviam em Lauderdale Courts. (Bill Black já era adulto e não morava lá, mas sempre os visitava.) Ken Black era membro de um grupo de ex-residentes de Lauderdale Courts chamado 'Poor Boys Done Good', que se reuniam todas as quintas-feiras para um café no Perkins Restaurante no leste de Memphis. Eles concordam que o tempo que passaram em Lauderdale proporcionou algumas das melhores lembranças de suas vidas.

'Conheci Elvis em 1949 na Humes High School', disse Black. 'Ele estava na nona série, eu estava na 10ª. Eu morava na outra extremidade do complexo. Quando Elvis se mudou, ele foi para a Alabama Street [cerca de 800 metros de Lauderdale]. Eu morava do outro lado da rua e o conheci muito bem'.

 

Elvis and Friends Lauderdale Courts To Elvis' right his buddy Buzzy Forbes  who was his friend from the age of 1… | Elvis presley, Young elvis, Elvis  presley photos
Elvis ainda jovem antes da fama saindo com amigos em Memphis (possivelmente Lauderdale Courts)

 

Programada para ser demolida em meados dos anos 90, a casa que Elvis morou quando adolescentes foi salva pelos esforços de fãs, jornalistas, grupos de preservação, a cidade de Memphis. Lauderdale Courts, agora renomeada Uptown Square, foi reformada para se tornar um dos endereços mais badalados do centro de Memphis.

Construída em 1938 por um grupo dos melhores arquitetos e designers de Memphis, foi um conjunto habitacional público construído sob a WPA do presidente Franklin Roosevelt. Lauderdale Courts foi um dos primeiros projetos de habitação pública dos Estados Unidos.

698 Saffarans

A família fez as malas novamente e mudou-se para 698 Saffarans, que ficava do outro lado da rua da Humes High School, e alguns meses depois mudou-se para 462 Alabama em abril de 1953. Elvis se formou na Humes High School enquanto eles moravam no Alabama.

Avenida Lamar 2414 / Getwell 1414

Em seguida, a família mudou-se para a 2414 Lamar Avenue em 1954, logo em seguida para 1414 Getwell no final de 1955.

Não há muitos detalhes nas biografias de Elvis sobre essas mudanças, porque foi nessa época que sua carreira decolou. Ele gravou seus primeiros acetatos no Memphis Recording Service (depois passou a ser Sun Studio). Seu primeiro single, 'That's All Right', foi tocado na rádio e ele fez seus primeiros shows. Ele também se apresentou no Grand Ole Opry, ingressou no Louisiana Hayride, assinou com o Coronel Parker e trocou a Sun pela RCA.

 

Young Elvis: Elvis Presley as a child & teenager - Click Americana

 

Audubon Drive

À medida que sua popularidade aumentava, Elvis precisava de um lar melhor. Ele e seus pais compraram uma casa na 1034 Audubon Drive em março de 1956, e moraram lá por um ano.

O jovem astro e sua família pagaram US $ 29.500 pela casa, a primeira que possuíram em Memphis.

Antes de voar para Shreveport em 3 de março de 1956 com o primo Gene Smith, Elvis assinou um cheque de $ 500 para garantir a compra desta casa. A mesma ficava num bairro suburbano afastado a leste do centro de Memphis. Enquanto Elvis estava em turnê, em 20 de março, seus pais mudaram-se para a nova casa.

Elvis tinha encontrado um novo lugar para morar... comprando sua primeira casa, com royalties ganhos de 'Heartbreak Hotel".

Durante a morada de 13 meses em Audubon, Elvis se tornou um artista de sucesso múltiplo com a RCA, estrela de cinema, ídolo adolescente, ganha-pão de sua família, destruidor de corações, ganhador de prêmios e, por fim, proprietário de uma casa com inúmeras adições e personalizações à propriedade designadas por Elvis, que permanecem até hoje.

Vernon e Gladys teriam se sentido confortáveis ​​lá se seu filho não se tornasse a maior sensação do show business no mundo ocidental. Logo ficou claro que a 1034 Audubon Drive falhou em fornecer privacidade de um exército crescente de fãs que até começaram a acampar no gramado da casa. Consequentemente, Elvis e seus pais passaram grande parte do início de 1957 em Hollywood, onde Elvis estava filmando 'Loving You', que tinha seus pais como figurantes.

 

Elvis Presley First Home Audubon Drive in Memphis
Os pais de Elvis, Vernon e Gladys, na 1034 Audubon Drive

 

Elvis' Middle Class Home: 1034 Audubon Drive | Our Daily Elvis
Acima, fazendo uma pausa com os fãs, Elvis relaxou com a família no pátio de sua casa em 1034 Audubon Drive em Memphis. Elvis pagou $ 40.000 pela casa de quatro quartos em estilo rancho em 1956, um ano antes de comprar Graceland. No mesmo dia em que esta fotografia foi tirada, 4 de julho, Elvis fez um show beneficente no Russwood Park

 

Graceland

A carreira de Elvis disparou em 1956. Pela primeira vez na vida, ele teve dinheiro e a estabilidade para comprar sua casa para sempre, e assim foi. Era um sábado, 17 de março de 1957, um dia depois de voltarem a Memphis, a mãe e o pai de Elvis ligaram para a imobiliária Virginia Grant para ver o que ela tinha a oferecer. Grant não perdeu tempo. Naquele dia ela mostrou a eles duas propriedades, deixando Graceland para o final. Por volta das 18h, ela aceitou um depósito de $ 1.000 dos Presleys e redigiu um contrato de venda provisório detalhando os termos da venda, incluindo um preço inicial de $ 90.000.

Às 10:00 da manhã da segunda-feira, 19 de março, Elvis com 22 anos, acompanhado de seus pais, encontrou Grant em Graceland localizada na 3764 Highway 51 South (hoje é Elvis Presley Boulevard). Elvis examinou a propriedade por alguns minutos, depois batizou a casa tocando Rock & Roll ao piano. Elvis, Vernon e Gladys Presley assinaram o contrato de venda na hora como compradores.

Depois de passar os primeiros 22 anos de sua vida se mudando de casa em casa, ele estava pronto para se estabelecer. Quando Elvis comprou Graceland, ele não comprou apenas uma casa; ele comprou seu próprio 'lar doce lar' e, com isso, uma estabilidade como nunca experimentou antes.

Elvis nunca se mudou de Graceland em Memphis, embora sua carreira o tenha levado a todo o país e ele poderia ter vivido em qualquer lugar. Nos 20 anos que viveu em Graceland, ele cuidou de sua casa, redecorou-a regularmente e conseguiu transformá-la na primeira mansão de um verdadeiro astro do rock e em uma aconchegante casa de família.

 

Elvis amava e tinha muito orgulho de Graceland.