BIOGRAFIA - DE 1954 À 1957

 

ELVIS PRESLEY - BIOGRAFIA

DE 1954 À 1957

 

1954 - 1957 

JANEIRO DE 1954

Elvis faz outro acetato de demonstração na Sun Studio. Esta foi uma das muitas sessões iniciais de gravação de Elvis.

20 DE ABRIL DE 1954

Elvis mudou de emprego novamente, indo trabalhar para a Crown Electric Company. Na Crown, ele realizou vários trabalhos, incluindo dirigir um caminhão de entrega de suprimentos nos locais de trabalho. Ele também frequentou escola noturna e estudou para ser aprendiz de  eletricista.

6 DE JUNHO DE 1954

Por sugestão de Marion Keisker, Sam Phillips chamou Elvis para o estúdio para tentar cantar uma música que Sam esperava lançar em disco. A música era "Without You" e Elvis não agradou a Sam. Sam perguntou a Elvis o que ele poderia cantar e ele cantou várias músicas populares. Sam ficou impressionado o suficiente para unir Elvis com os músicos locais Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (baixo) para ver se eles conseguiam encontrar algo que valesse a pena.

4 DE JULHO DE 1954

Elvis conheceu Scotty e Bill, mas nada deu certo até 5 de julho, quando, depois de uma sessão tediosa, Elvis e os caras entram em uma versão acelerada de Arthur "Big Boy" "Crudup's, That's All Right".

Essa música, apoiada em "Blue Moon of Kentucky", se tornou o primeiro dos cinco singles das primeiras músicas de Elvis gravadas e lançadas pela gravadora Sun.

VERÃO DE 1954

Elvis, Scotty e Bill começaram a se apresentarem juntos, com Scotty atuando como empresário do grupo. Elvis continuou a trabalhar na Crown Electric quando o grupo começou a tocar em pequenos clubes e fazendo outros pequenos shows no sul de Memphis, desfrutando de um sucesso moderado com as apresentações e aparência pessoal.

2 DE OUTUBRO DE 1954

A única aparição de Elvis no “Grand Ole Opry” não foi particularmente boa, onde um dos funcionários da Opry sugeriu que Elvis voltasse a dirigir caminhão. O Opry era muito importante naquele momento. Foi uma decepção dolorosa no início da carreira de Elvis.

Elvis, Scotty e Bill continuaram gravando e viajando. Eles deixaram seus empregos em meados de outubro de 1954.

16 DE OUTUBRO DE 1954

Eles apareceram pela primeira vez no "Louisiana Hayride", um programa de rádio de música country ao vivo no sábado à noite, originário de Shreveport, Louisiana, transmitido pela KWKH Radio. O show era o principal concorrente do "Grand Ole Opry", realizado por 190 estações em treze estados. Isso levou a aparições regulares no Hayride. Em novembro, Elvis assinou um contrato de um ano para 52 participações no sábado à noite. Foi uma grande oportunidade, mas à medida que a popularidade de Elvis crescia, seu compromisso com o Hayride o impedia de viajar fora do sul do país.

1 DE JANEIRO DE 1955

Elvis assinou um contrato com Bob Neal, se tornando naquele momento seu empresário.

15 DE JANEIRO DE 1955

Durante seu contrato com o Hayride, Elvis conheceu o "Coronel" Tom Parker, um promotor e empresário. Nessa época, Parker também era gerente do artista americano Hank Snow. Ele também foi empresário de Eddy Arnold.

1955

Elvis, Scotty e Bill continuaram em turnê por conta própria e em parceria com várias estrelas do país, incluindo artistas do Hayride. O coronel Parker estava envolvido. Isso incluiu turnês com Hank Snow. As aparições regulares no Hayride continuaram. O baterista DJ Fontana se juntou à banda de Elvis. Na primavera, Elvis não foi aceito em "Arthur Godfrey's Talent Scouts", um programa de televisão. Como sempre, as aparências ao vivo de Elvis tinham apelo especial para os adolescentes, especialmente as mulheres. Seu estilo original e incomum, movimentos sensuais e boa aparência começaram a causar cada vez mais emoção onde quer que ele se apresentasse. Às vezes, a multidão rompia as barricadas num comportamento quase tumultuado. Elvis ganhava cada vez mais popularidade e começava a receber atenção nacional. O coronel Parker começou a se envolver mais na carreira de Elvis.

15 DE AGOSTO DE 1955

Elvis assinou um contrato de administração com a Hank Snow Attractions, que pertencia a Snow e ao coronel Tom Parker. Bob Neal continuou envolvido como consultor. O coronel Parker passou a ser o empresário exclusivo de Elvis a partir daquele momento e Snow não estaria mais conectado a Elvis.

20 DE NOVEMBRO DE 1955

Elvis assinou seu primeiro contrato com a RCA Records. O coronel Parker negociou a contratação de Elvis para a RCA com a 'Sun, onde incluiu seus cinco singles gravados na Sun e outras músicas antigas de Elvis que não foram lançadas pela Sun. O Valor negociado foi de US $ 35.000 sem precedentes, com um bônus de US $ 5.000 para Elvis. A RCA logo relançaria os cinco singles da Sun com o rótulo da RCA.

Ao mesmo tempo, Elvis assinou um contrato com a Hill and Range Publishing Company, que teve de estabelecer uma empresa separada chamada Elvis Presley Music, Inc. Elvis compartilhou com a Hill and Range a propriedade editorial das músicas compradas por Hill and Range para ele gravar. Elvis é a nova estrela mais brilhante no mercado da música.

10 DE JANEIRO DE 1956

Dois dias após seu vigésimo primeiro aniversário, a RCA realizou a primeira de muitas sessões de gravação de Elvis em seu estúdio em Nashville. Entre as primeiras músicas de Elvis gravadas durante esta sessão de estúdio está "Heartbreak Hotel".

27 DE JANEIRO DE 1956

"Heartbreak Hotel" foi lançado em vinil pela RCA e vendeu mais de 300.000 cópias em suas primeiras três semanas no mercado. Rapidamente ele alcançaria a 1ª posição na parada de singles pop da Billboard por oito semanas e alcançaria também a 1ª posição na parada country, e na parada R&B a 5ª posição. Tornou-se o primeiro single de Elvis a vender mais de um milhão de cópias, ganhando seu primeiro disco de ouro.

28 DE JANEIRO DE 1956

Elvis apareceu com Scotty, Bill e DJ no “Stage Show”, produzido por Jackie Gleason, estrelado por Tommy e Jimmy Dorsey, na CBS. Esta foi a primeira aparição de Elvis na televisão. Nas semanas seguintes, ele apareceu mais cinco noites no “Stage Show”. A última dessas seis aparições foi em 24 de março.

As viagens e as apresentações continuaram durante esse período, incluindo as aparições do "Louisiana Hayride", as quais ele ainda tinha contrato.

FEVEREIRO DE 1956

Enquanto "Heartbreak Hotel" subia nas paradas a caminho do primeiro lugar, "I Forgot to Remember to Forget" e "Mystery Train", o quinto e último single de Elvis a ser lançado pela gravadora Sun, bate o primeiro lugar na tabela de singles nacionais da Billboard. Seu primeiro hit em 1º lugar no ranking nacional.

23 DE MARÇO DE 1956

A RCA lançou "Elvis Presley", o primeiro álbum da discografia de Elvis.

Este álbum cheio de músicas antigas de Elvis logo chegou ao 1º lugar na parada de álbuns pop da Billboard por 10 semanas.

Foi o primeiro álbum de Elvis a atingir mais de US $ 1 milhão em vendas, ganhando seu primeiro disco de ouro de um álbum.

25 DE MARÇO DE 1956

Elvis chega a Los Angeles para começar um teste de tela em duas partes para o Paramount Studios em Hollywood nos dias 26 e 27. Ele fala sobre "Blue Suede Shoes" e faz uma cena do filme ainda não feito, "The Rainmaker".

3 DE ABRIL DE 1956

Elvis apareceu no "The Milton Berle Show" na NBC. Esta transmissão específica do programa foi feita do convés do porta-aviões USS Hancock.

2 - 6 DE ABRIL DE 1956

Elvis assinou um contrato para fazer um filme com Hal Wallis na Paramount Pictures. O contrato incluiu mais seis filmes para serem feitos por Elvis.

23 DE ABRIL - 9 DE MAIO DE 1956

Comparado à histeria habitual, Elvis teve uma aceitação morna por seu compromisso de duas semanas no New Frontier Hotel em Las Vegas. Ele não foi exatamente o que o público adulto de jogadores de Vegas esperava. Durante essas duas semanas, o single "Heartbreak Hotel" e o álbum "Elvis Presley" atingiram o primeiro lugar nas paradas pop da Billboard. Devido a esses fatos, as viagens e aparições pessoais em todo o país e as novas sessões de gravações continuaram. As multidões ficaram cada vez maiores, cada vez mais selvagens. A fama de Elvis cresceu rapidamente. Alguns desses shows teve que terminar mais cedo devido aos fãs que invadiram o palco.

5 DE JUNHO DE 1956

Elvis apareceu novamente no "The Milton Berle Show", desta vez no estúdio onde o programa geralmente era realizado, apoiado por Jordanaires, Scotty, Bill e DJ. Entre suas seleções estava uma performance divertida e sensual de "Hound Dog", que levou o público a enlouquecer e a imprensa reprovar. Foi uma de suas performances mais controversas. Isso serviu apenas para alimentar ainda mais sua popularidade aparentemente imparável. Viagens, aparições pessoais e novos lançamentos de discos continuaram. A essa altura, seus movimentos sensuais e o som de influência negra estavam sendo condenados por certos grupos  "moralmente preocupado" e da comunidade religiosa. Mas os adolescentes adoravam.

1 DE JULHO DE 1956

Elvis apareceu no "The Steve Allen Show" na NBC. Entre suas performances desta noite, estava uma versão muito atenuada de "Hound Dog". Elvis vestia um smoking preto com cauda e uma gravata branca, ele cantou para um cachorro Basset ao vivo, em resposta explícita a toda controvérsia criada pela aparição no mês anterior. A educação e humildade de Elvis combinou com isso, mas ele não estava muito feliz com aquilo. Elvis também apareceu numa cena de comédia vestido de cowboy com Allen. As sessões de gravação de Elvis, os lançamentos dos discos e turnês continuavam. A crescente popularidade de Elvis continuava. Ed Sullivan, que havia dito que nunca iria querer Elvis Presley em seu programa, mudou de tom quando viu que Elvis atraia grandes audiências nos programas de Berle e Allen.

2 DE JULHO DE 1956

Os Jordanaires, um quarteto gospel e popular grupo de apoio ao país, começou a trabalhar com Elvis durante sua quarta sessão na RCA e logo começaram a participar das turnês com ele. Eles também apareceram em vários filmes de Elvis e permaneceram como o seu principal grupo de apoio até o final dos anos sessenta.

AGOSTO DE 1956

Elvis começou a filmar seu primeiro filme, "Love Me Tender", pela Twentieth Century Fox. Foi originalmente intitulado "The Reno Brothers", mas foi re-intitulado antes de seu lançamento para capitalizar o single de Elvis, o que deu um grande sucesso na trilha sonora.

9 DE SETEMBRO DE 1956

Elvis fez a primeira das três aparições no "The Ed Sullivan Show", o principal programa de televisão da época. Elvis atraiu a maior audiência de todos os tempos em programa de variedades na televisão, tendo 80% da audiência nacional. O apresentador nesse dia foi o Charles Laughton no lugar de Sullivan, que estava se recuperando de um acidente de carro.

26 DE SETEMBRO DE 1956

Foi proclamado o dia de Elvis Presley em Tupelo, Mississippi. Os pais de Elvis o acompanharam quando ele retornou à cidade onde nasceu como uma grande estrela. Ele realizou dois shows no Mississippi-Alabama Fair e no Dairy Show, a mesma feira em que ele se apresentou aos 10 anos. Desta vez, havia muitos guardas ao redor do palco para controlar a multidão de fãs.

O merchandising de lembranças usando o nome e a imagem de Elvis cresceu muito. Rapidamente várias empresas produziram trinta produtos diferentes, incluindo chapéus, camisetas, jeans, lenços, tênis, camisas, blusas, cintos, bolsas, carteiras, pulseiras, colares, revistas, luvas, suportes para livros, estátua, batom, colônia, cães de pelúcia, artigos de papelaria, suéteres, louças e muito mais. Elvis e o coronel abriram novos caminhos na área de merchandising para outras celebridades.

28 DE OUTUBRO DE 1956

Elvis fez sua segunda de três participações no “The Ed Sullivan Show.

15 DE NOVEMBRO DE 1956

O primeiro filme de Elvis, "Love Me Tender", estreou no Paramount Theatre em Nova York, estreando em todo o país nos dias seguintes. Tornou-se um grande sucesso e as críticas não foram ruins por sua atuação neste melodrama, que se passa no sul dos Estados Unidos da era da Guerra Civil de 1800. O filme tem Elvis tocando várias músicas.

31 DE DEZEMBRO DE 1956

A primeira página do The Wall Street Journal relata que, nos últimos meses, os objetos vendidos com a marca Elvis, arrecadaram US $ 22 milhões. Elvis termina o ano crucial de sua carreira, quando a popularidade regional deu lugar a uma fama nacional e internacional sem precedentes.

O ano de 1956 deu início ao merchandising de lembranças de Elvis e o início de uma bem-sucedida carreira.

Foram vários filmes, grandes vendas de discos (cinco singles ficando em primeiro lugar na parada pop, dois álbuns número um na parada pop e outros hits), fez aparições na televisão, aparições pessoais recordes e muito mais. Elvis se tornou o símbolo principal da nova cultura jovem na América. Ele também se tornou uma das figuras mais controversas da sociedade. Sua mistura única de música country e gospel branca, R&B preto e gospel, música pop branca, sua marca particular de carisma e talento, e o sucesso e controvérsia resultantes o ajudaram muito a iniciar, sem premeditação, um ciclo de mudança na música e na cultura pop e nos costumes da sociedade americana. Nada seria o mesmo para Elvis Presley ou para o mundo.

6 DE JANEIRO DE 1957

Elvis fez sua terceira e última aparição no "The Ed Sullivan Show". Foi nessa apresentação que Elvis foi visto apenas da cintura para cima. Foi engraçado que, depois de todas as suas aparições na televisão no ano anterior, essa censura ocorresse neste momento. Foi particularmente divertido que essa diretriz permaneceu em vigor durante a performance de Elvis no padrão evangélico, “Peace in the Valley”, uma das cinco músicas que ele tocou nessa aparição em Sullivan. O próprio Ed Sullivan ajudou a difundir parte da controvérsia em torno de Elvis quando ele subiu no palco para agradecer a Elvis e dizer ao público do estúdio e milhões de telespectadores americanos que... "este é um garoto decente e bom"... Ed Sullivan foi a pessoa mais influente na televisão e uma das pessoas mais poderosas da indústria da televisão na época. Aparições pessoais, sessões de gravação, lançamentos, controvérsias e publicidade continuaram.

JANEIRO DE 1957

Elvis começou a produção de seu segundo filme, "Loving You". Elvis também começou a pintar o cabelo de preto.

3 DE FEVEREIRO DE 1957

O New York Times publicou uma matéria intitulada "Presley registra uma mania na União Soviética". Os discos de Elvis não estava legalmente disponíveis na União Soviética. O artigo fala de gravações piratas sendo cortadas em chapas de raios-X descartadas e vendidas em Leningrado no mercado negro por cinquenta rublos (cerca de doze dólares e meio) cada, muito dinheiro na época.

MARÇO DE 1957

Elvis comprou a Mansão Graceland por US $ 102.500 para morar com seus pais e sua avó paterna.

Depois de uma certa reforma, eles se mudarem em 16 de maio de 1957. Mas Elvis só passou sua primeira noite em Graceland em 26 de junho de 1957.

ABRIL DE 1957

Enquanto estava em turnê com seu show, Elvis se apresentou fora dos EUA pela primeira vez quando ele apareceu no Canadá.

Foram feitos dois shows em Toronto, no dia 2 de abril, e dois shows em Ottawa no dia seguinte, em 3 de abril.

MAIO DE 1957

Elvis começou a trabalhar em seu terceiro filme, "Jailhouse Rock", para a MGM.

9 DE JULHO DE 1957

O segundo filme de Elvis, "Loving You", estreiou em Memphis. Foi exibido em em todo o país em 30 de julho e ficou na Pesquisa Nacional de bilheteria da Variety por quatro semanas, onde chegou ao 7º lugar. Elvis não viu a estréia, mas levou Anita e seus pais para assistirem a uma exibição particular à meia-noite. Os sucesso incluiram músicas antigas de Elvis, como a faixa-título e o clássico sucesso "Teddy Bear". Viagens, turnês, lançamentos de discos e aparições pessoais conntinuaram acontecendo.

31 DE AGOSTO DE 1957

Elvis se apresentou em Vancouver. Foi a terceira cidade canadense em que ele se apresentou e marcou a última vez que ele faria um concerto fora dos Estados Unidos.

27 DE SETEMBRO DE 1957

Elvis retornou mais uma vez à cidade de seu nascimento para se apresentar. Desta vez, foi em benefício ao Centro de Recreação para Jovens Elvis Presley em Tupelo, Mississippi. Elvis passou a doar regularmente para este centro durante toda sua vida.

17 DE OUTUBRO DE 1957

"Jailhouse Rock", terceiro filme de Elvis, estreiou em Memphis. Foi exibido nacionalmente em 8 de novembro e atingiu o 3º lugar. Ele acabou sendo o número 14 do ano. A música título foi um sucesso. Anos depois, o filme foi considerado uma das melhores atuações de Elvis, superada apenas por "King Creole", seu próximo filme em 1958.

"Jailhouse Rock" foi considerado o clássico definitivo de todos os filmes de "ópera de rock".

10 - 11 DE NOVEMBRO DE 1957

Elvis realizou seus primeiros shows no Havaí. Essa também foi sua última aparição pública antes de entrar no Exército.

DEZEMBRO DE 1957

Elvis e sua família aproveitaram seu primeiro Natal em Graceland. Elvis também recebeu oficialmente sua convocação para o serviço militar, um dia que ele sabia que chegaria em breve.

 

Para descobrir o que aconteceu após os anos de 1954 à 1957 com Elvis Presley, Clique AQUI.