ELVIS O Rei dos Anéis Volume 2por Paul BelardResenha do livro de Nigel Patterson |
![]() |
EUA, 2022, Capa mole (21,5 x 27,8 cm), 258 páginas, Ilustrado
Autor-pesquisador, Paul Bélard publicou recentemente o volume final de seus dois livros com foco nos anéis de Elvis.
Dizem que as primeiras impressões duram! A imagem da capa do famoso anel TCB de Elvis é realmente impressionante e dá o tom para o que é um exame impressionante de mais de 100 anéis que Elvis possuía durante sua vida.
Elvis The King of the Rings Volume 2 é mais do que um fotolivro, e enquanto as imagens predominantemente coloridas dominam, o componente narrativo contém informações valiosas e interessantes.
A descrição de cada anel é detalhada, fornecendo seu histórico, design, pureza do ouro, peso, valor e outras informações relevantes. Por exemplo, depois de detalhar o anel Lapis lazuli, Gold & Diamond de Elvis, Bélard acrescenta um trecho de uma carta de Charlie Hodge:
“Este anel de ouro lápis-lazúli de formato oblongo com diamantes ao redor era um anel que Elvis usava com bastante frequência em meados dos anos 70. Era um de seus anéis favoritos”.
Para muitos anéis, como um anel incomum de turquesa e prata, a descrição fornece detalhes mais sutis para melhorar a compreensão e a apreciação do anel pelo leitor:
O belo design apresenta nove pequenas seções na face nas quais pequenos fragmentos de turquesa azuis e vermelhos foram colocados. Elvis adorava turquesa e comprou muitas joias com as pedras azuis e vermelhas, e vale ressaltar que as nove seções correspondem ao seu “número de poder” em numerologia, que também é “9”.
Para os anéis vendidos em leilão, o autor inclui detalhes dos anéis vendidos em leilão, incluindo a data de venda, estimativa de preço e preço de venda real.
O anel TCB de Elvis tem quatro páginas dedicadas a ele, enquanto outros anéis são cobertos em uma ou duas páginas.
O autor também inclui muitas Cartas e Certificados de Autenticidade para anéis específicos. Alguns são abrangentes e muito interessantes de ler. Estas incluem cartas de JD Sumner, Janice Fadal e James P. Byers.
As histórias do livro também destacam a grande generosidade de Elvis para com os outros e os sentimentos positivos que isso lhe trouxe.
A respeito de um imponente anel de diamante e ouro presenteado por Elvis ao seu amigo e instrutor de karatê, Ed Parker, Parker escreveu em seu livro Inside Elvis:
“…Comentei que era robustamente masculino, uma peça magnífica. Ele então me pediu para experimentá-lo e, quando olhei para ele, imediatamente reconheci aquele olhar inconfundível em seus olhos. Com certeza, quando ele descobriu que o anel se encaixava no meu dedo mindinho esquerdo, ele anunciou que era meu presente de aniversário dele. Quando entramos em sua limusine, continuei examinando e admirando o anel. Suas feições então se ampliaram em outra de suas expressões faciais familiares – de contentamento e felicidade.”
![]() |
A história por trás de um anel banhado a ouro com quatro painéis é fascinante, incluindo a natureza simbólica de quatro faces e meia página de visão geral da prima de Elvis, Patsy Presley. Há também uma seção narrativa dedicada à coleção de Patsy Presley.
Elvis doou um grande número de seus anéis e algumas das coleções de onde eles foram posteriormente adquiridos incluíam Lowell Hays Jewelers, Eddie Fadal, Charlie Hodge, Patsy Presley, Lamar Fike, colecionador Tom Salva, Janelle McComb, Sam Thompson, Greg Page, Savid Stanley, German Elvis Presley Museum e vários fãs sortudos.
Cada anel é geralmente retratado sozinho em uma página (as páginas são aproximadamente do tamanho A4) com informações de apoio na página oposta e, quando disponível, uma foto de Elvis usando o anel (nem todas são coloridas). Outras imagens mostram Elvis usando anéis, mas nem sempre o anel sendo destacado.
Alguns dos destaques visuais (e são muitos!)
- Silver Eagle Ring - uma águia esculpida em prata esterlina definida em laca preta como material. A águia é cercada por um círculo serrilhado enquanto o resto do anel é decorado com pedras colocadas nos ombros em tons de terra. (pág. 34)
![]() |
- Anel Gold Indian Head – anel de ouro 14 quilates de aparência fantástica com cabeça indiana impressionante em sua superfície superior
- Ouro e diamante Anel “Pirâmide” – o diamante de 0,18 quilates é centrado em uma estrela, colocado em um contorno quadrado concêntrico que é em forma de pirâmide
- Anel Crucifixo em Ouro e Prata Esterlina – um item muito incomum
![]() |
- Anel de ferradura de ouro e diamante (e cabeça de cavalo) que Elvis deu a um fã sortudo em março de 1956 (pág. 89)
- Anel de noivado de Ginger Alden - incluindo uma imagem colorida impressionante de um anel de aparência deslumbrante
- Anel de diamante e ouro dado a Ed Parker em 1974 - é composto por 24 diamantes agrupados e tem um favo de mel ao redor (pág. 115)
- Anel de ouro ônix e diamante – com uma borda externa de vinte diamantes e um único diamante deslumbrante no orifício central de ônix preto
![]() |
- Pedra rosa superlativa e anel de ouro (pág. 169)
- Anel de safira azul, ouro e diamante – um anel de aparência complexa com o número “8” projetado a partir de um conjunto de quinze safiras azuis
![]() |
Muitos dos anéis têm desenhos incomuns quando você os vê de perto. Por exemplo:
- Um anel de prata – prata de lei com a letra “E” embutida na placa superior tem um aspecto medieval (pág. 48)
- Outro anel de ferradura e cabeça de cavalo com 20 diamantes na ferradura e olhos de rubi para a cabeça de cavalo é certamente diferente e um anel de aparência incomum
- Um anel de safira, ouro e diamante com uma safira estrela preta de 4-5 quilates cercada por ouro e diamantes agrupados parece uma pedra que você pode encontrar enquanto caminha
![]() |
- Um anel irregular (dentado) de ouro e diamante
- Um anel de ouro e diamante em forma de flor amarela que é difícil de descrever, parece tão diferente de outros anéis. É talvez mais uma condizente com a extravagância estilizada de outro grande cantor, Elton John
![]() |
- Anel Gold & Diamond TCB que parece metal retorcido com um diamante solitário quase escondido no topo do anel
- Um anel de diamante e ouro que pode ser confundido com uma elaborada soqueira
Nem todos os anéis são atraentes (pelo menos na mente deste crítico), mas eles destacam a diversidade de designs, formas, cores, etc., que atraíram Elvis. Por exemplo, não achei do meu agrado:
- Um anel de ouro ônix e diamante para ser bastante comum (pág. 147)
![]() |
- Da mesma forma, um anel de safira, ouro e diamante Black Star
- Um anel de ouro e diamante de várias camadas onde seus 56 diamantes parecem bolas em um jogo
O que fica evidente ao ver fotos de Elvis usando os anéis é como ele combinou cuidadosamente seus anéis e roupas. Um grande exemplo é ele usar seu anel de prata e turquesa durante os ensaios de Elvis That's The Way It Is. A camisa multicolorida de Elvis e o anel complementam-se soberbamente
Depois de terminar minha jornada pelo Elvis King of the Rings Volume 2 , eu tinha apenas uma preocupação, que gostaria que Paul Bélard tivesse usado papel brilhante de qualidade, pois isso daria a cada imagem ainda mais brilho/ressonância. Embora eu entenda que isso envolveria um custo significativamente mais alto para produzir o livro, dado que as joias de Elvis são impressionantes em sua cor e design, sinto que merece essa dimensão extra.
Veredicto: O fato de Paul Bélard já ter lançado dois volumes (mais de 500 páginas) apresentando e documentando apenas várias centenas de anéis de Elvis é uma prova da incrível quantidade de pesquisas que ele realizou (um terceiro volume é provável). O resultado é que ambos os volumes são um impressionante registro visual e narrativo de um dos passatempos favoritos de Elvis. O que está em exibição em O Rei dos Anéis Volume 2 não deixa dúvidas quanto à importância dos anéis na vida de Elvis e oferece uma grande visão do seu gosto e gostos na hora de comprar novas peças. Estou ansioso pelos próximos volumes do autor sobre as joias de Elvis. Eles incluirão um terceiro volume em torno de anéis, bem como livros sobre relógios (o rascunho inicial deste livro parece ótimo), pulseiras e pingentes. Só espero que Paul Bélard invista mais e os publique usando papel brilhante.
Click na foto abaixo e veja a resenha do primeiro volume do autor, O Rei dos Anéis, abaixo.